segunda-feira, 27 de julho de 2009

Tirando as dúvidas para escrever de modo que o texto seja claro e, acima de tudo, lúcido

São muitos os que me perguntam o que torna um texto confuso, mas acho que a pergunta que deveria ser feita é: o que torna um texto mais claro, menos confuso?
Então, por antecipação e para sanar a dúvida dos que pretendem escrever boas redações, eu (que é um pronome pessoal reto, mas que, neste caso, dada a circunstância de que me refiro à minha própria pessoa, designa nada mais nada menos que eu mesmo, e mesmo é uma palavra que pode equivaler a um adjetivo, advérbio ou substantivo é um recurso de coesão que não costumo usar muitas vezes, por questão de gosto e por achar que o efeito de sentido que desencadeia em um texto não é de bom gosto estético, e neste caso uso palavra "gosto" para designar uma sensação, não relacionando-a ao paladar, como correntemente e na maioria dos casos é usada, e faço uso da palavra maioria aqui, referindo-me a uma grande parte númerica extensa com relação à ocorrência do termo e não no sentido de maioria e minoria social, sendo parte numérica uma expressão sobre a qual prefiro não discorrer muito, já que nunca fui muito bom em matemática, preferindo, então, ficar quieto com relação ao assunto, sendo que no uso da palavra relação não faço a menor referência a relação sexual e muito menos relação matemática, pois, como já foi dito, não sou muito bom com números, e digo números no sentido matemático, embora não seja meu forte, e não no sentido de apresentação circense, pois, embora eu muitas vezes seja feito de palhaço, nada tenho a ver com circo, apesar de gostar das trapezistas, não freqüento os que tenham animais, por razões ideológicas, e também faço uso do trema, que foi extinto com a reforma ortográfica, mas ainda faço uso dele, também por razões ideológicas, e ideologia é algo que não tenho capacidade para explicar) vou responder que algo que torna um texto confuso é o uso de parênteses muito extensos.

4 comentários:

  1. Quanto mais extensos os parênteses, mais tensos os textos aos aparentes parentes.

    ResponderExcluir
  2. Hehehe!!! Sensacional! "Boas" dicas, Ricardo! Bj, Tê!
    PS: A respeito da ironia _ que nada tem a ver com teu texto!!!!! _, ainda vou ter direito de empréstimo de algum exemplar da revista Bundas, conforme o prometido?
    Bj, Tê!

    ResponderExcluir
  3. Teresinha, tenho a velha coleção em casa à tua espera. Me manda um emeioul pra gente combinar como posso te entregar as (revistas) bundas.

    ResponderExcluir