segunda-feira, 27 de julho de 2009

Obra de arte no escuro

Comprei uma câmera fotográfica, mas como não sou bom fotógrafo vou fazer minha primeira exposição de fotos no escuro, para que ninguém veja nada demais nem de menos. Deixaria os críticos loucos sem saber como avaliar as fotografias, levaria o bando de sabichões leigos que gostam de bancar os espertos em exposições proferindo palavras de jargão para parecer inteligentes, e os deixaria conversar à vontade sobre minha exposição.
Certa vez, numa exposição do Cartier Bresson, um dos leigos dizia bem alto para que todos escutassem: Sabem por que o Bresson é (era) o melhor fotógrafo? Porque era (é) o mais simples.
Terrível engano, Bresson não tinha nada de simples, por motivos que não cabem a mim explicar, mas principalmente por ser igualmente leigo, portanto, vou expor no escuro e esperar que algum espertalhão apareça para dizer que foi uma genial exposição, porque difere de todos os paradigmas confrontando a verdade da imagem com a verdade da imagem interior, ou para que alguém de bom senso diga que a exposição não está com nada, onde já se viu provocar desta forma o espectador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário