quinta-feira, 28 de maio de 2009

Coisas que não entendo I: o sistema

Gostaria, mas gostaria muito mesmo que alguém, em um momento de iluminação criativa, me explicasse o que é o sistema.
Que insondável mistério é esse que ronda a todos nós, a que estranhos poderes ele serve, cujos desejos se confundem com o mal, e que, entratanto, sempre faz o bem?
Parece que há, em algum lugar do universo, alguém que dá ordens para pessoas que não sabem exatamente o que lhes foi ordenado, mas que devem segui-las, lógico, para que não se tornem vítimas do sistema, essa barreira virtual que nos impede de fazer algo simples do modo mais fácil.É menos complexo explicar o que é Deus do que explicar o que é essa barreira.
Você é rejeitado por estar fora de um determinado padrão e a culpa é atribuída ao sistema. Você tenta usar o computador, ele reaje mal e logo aparece uma mensagem dizendo: falha no sistema. Pessoas consomem mais alimentos transgênicos, embora haja nas portas das suas casas, ou a algumas quadras de distância, uma pequena feira ecológica e quando você pergunta a uma delas por que fazem isto, elas respondem: é o sistema, estou adaptado.
Mas não é só isso, parece que em algum ponto do desenvolvimento começamos também a trabalhar pelo sistema, policiando o nosso vizinho, nosso colega de trabalho, passando a exercer a função de cão de guarda leal, zelando pelos bens daqueles que estão sentando no topo de uma cadeia da qual não conhecemos os elos.
O mais curioso disso tudo é que alguns dizem que o Orwell profetizava a falência do sistema e que suas críticas mais duras eram dirigidas ao socialismo. Já eu acho que não. Acredito que Orwell profetizava a falência do indivíduo frente ao sistema.
Nunca fui dado a endossar teorias da conspiração, mas desse jeito está ficando difícil. Em breve estarei acumulando em casa milhares de cópias do apanhador no campo de centeio. Mas, caso alguém tenha alguma explicação para me dar a respeito disso eu aceito. Pensando melhor não aceito explicação nenhuma, afinal, tenho medo de me tornar mais uma vítima do sistema.

3 comentários:

  1. E aquela coisa de
    X + 2= Y
    Y² - X = 0
    sempre tem um professor de matemática que diz: resolve como sistema.
    Mas levando para outro lado, realmente é instigante essa posição diante do que foi dito por Orwell. O indivíduo já faliu diante do sistema há tempos. Aliás, também é interessante de pensar como se construiu esse ser que é capaz de anular por completo as individualidades. Mas a individualidade do próprio sistema ainda é garantida. O que também assusta.

    ResponderExcluir
  2. Como disse, é algo que não entendo. Pensando bem, entendo menos ainda de (má)temática, talvez daí tenha vindo minha escolha por uma graduação, digamos, amena no sentido numérico. Quanto à individualidade do sistema estar garantida, também duvido, já que um sistema qualquer parece um átomo dentro de um acelerador artificial de partículas.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido (lido) algo tão relevante a respeito de Orwell...
    A individualidade passo (e deve ser culpa do sistema) ao individualismo massivo, se é que isso não é uma contradição...
    ótimo post, Profano, siga em frente...

    ResponderExcluir