segunda-feira, 19 de julho de 2010

Aniversário da tia no inverno

Na sala uma tia velha de cara sorridente e avermelhada com as pernas cruzadas mostrando as meias e as polainas marrons e enrugadas cumprimentando todos com alegres e melancólicos "como vais?", ajudando a receber os convidados e os intrusos. Na cozinha, um cheiro de chá de maçã e cravo, uma dona de casa correndo com xícaras de um lado para outro com um olhar de leve desespero e um som de louça quebrando. Da sala voz de algum dos convidados, parente ou não, lembra que ao quebrar três pratos o terceiro trará boa sorte.
Atrasadas, chegam duas primas, uma vestindo uma espécie de bicho morto largado sobre os ombros, de vestido e baton igualmente vermelhos, outra exibindo sorriso e voz estridentes e amarelados. As duas prontas para atacar com afiada língua os demais convidados, alegrias da festa, depois que ela termina.
A televisão ligada com o volume no mínimo. Alguém comenta o que vai acontecer com o vilão da novela. A prima de voz e sorriso estridentes falando sobre as propagandas que assistiu em um canal de vídeo da internet e cantando, de forma despudoradamente desafinada e irritante os jingles das campanhas publicitárias mais recentes, com uma placa de inteligência na testa e um olhar estúpido que denuncia muito mais do que qualquer bandeira. Alguém deixa cair no chão um pedaço de ovo de codorna, que a dona de casa corre para apanhar, mas que é esmagado pelo desavisado pé de um dos tios que contava histórias e vantagens dos bons tempos aqueles.
Na camisa uma mancha de café e logo a seguir o conselho da tia velha com polainas para lavar com um pouquinho de vinagre, que tira qualquer tipo de mancha, menos as manchas das pessoas.
À noite todos vão embora, exceto a dona da festa que fica juntando as louças e os papeizinhos de doce enquanto pensa que é bom fazer aniversário somente uma vez por ano, enquanto o marido dá volume na televisão.

2 comentários:

  1. Oba, Richardinho!!!! Investindo na literatura!!!!! Vai firme!
    Bjoca, Tê!

    ResponderExcluir
  2. Rsrsr! É bem assim essas festas de aniversário!
    Descrição perfeita dmais a ponto de a gente se identificar, rsr!
    Bj, Ric
    Tê!

    ResponderExcluir