domingo, 28 de junho de 2009

Contexto é importante

Hoje a frase que mais me chamou a atenção foi dita por um dos comentaristas de futebol, na final da copa das confederações, enquanto a seleção brasileira perdia o jogo por dois a zero: "O Brasil está aceitando passivamente o domínio americano". Fiquei pensando em como parece que estamos perdendo a supremacia até mesmo onde éramos absolutos. Pensei: será que nesta política entreguista "o cara" está atingindo o futebol também? Mas não. Felizmente o comentarista referia-se apenas à patida de futebol, fui salvo da paranóia pelo contexto da frase.
Posso dizer agora que a seleção ganhou o campeonato, mas se pensarmos no exemplo irônico da Holanda versus Brasil na copa de noventeoito (noventa e oito) quando, um dia após a vitória, um banco brasileiro foi comprado por um banco holandês dá um certo medo de pensar no que pode vir por aí.
Sou um mero espectador de futebol, apenas assisto, nunca acreditei nessa propaganda de resgate da auto-estima da nação através das vitórias no esporte, seja lá em qual modalidade for. Poderia até apelar para o lugar comum dizendo que a vitória no futebol não paga a dívida externa.
Mas é de se pensar, deixando o contexto de lado, a frase do dia diz muito mais do que pretende.

2 comentários:

  1. Pôxa, sempre espero que um comentarista use clichês e frases feitas durante uma transmissão pra dar uma animada, agora, usar o clichê de que o Brasil aceita passivamente o domínio americano já é demais.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, nossos comentaristas deveriam ser chamados de profetas do óbvio.

    ResponderExcluir