quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Colunismo

Sempre pensei muito a respeito da utilidade da coluna social. Onde poderíamos, se tais páginas não existissem, ler coisas como fulano passou as férias em Paris, outro, de sobrenome enorme festejou seu aniversário?
Claro, alguns jornais dedicam um grande número de suas páginas, outros um número pequeno, mas, mesmo assim, sempre pensei: e por acaso não existe uma coluna marginal. Não marginal no sentido criminal, mas sim no que se refere a estar à margem, neste caso, à margem da sociedade, ou melhor: society.
Leríamos então coisas como:
Pedrão e amigo bebem cachaça no boteco da esquina.
Zé colocando Pedrão para fora do bar, depois de pedir para pendurar um martelinho e ter tentado filar cigarro de um desconhecido que entrou ali para perguntar onde ficava a oficina.
Claro, às vezes também são públicados aqueles perfis, do tipo bate-bola, nos quais alguém sempre é inquirido a respeito do principal defeito e, invariavelmente, responde coisas como: sou perfeccionista, tenho um alto nível de exigência pessoal. Grandes defeitos.
Mas lá, na coluna marginal, os perfis bate-bola seriam assim:
Nome: Mané.
Profissão: Faço uns bicos por aí, por enquanto nenhuma profissão em particular.
Livro preferido: Só leio revista de mulher pelada.
Férias inesquecíveis: O que é isso?
Um elogio inesquecível: Não lembro quem me disse, em um churrasco, que a minha caipirinha era de matar. Não sei exatamente se era elogio.
Filme preferido: Não tenho tevê em casa.
Principal defeito: Minha mulher diz que quando estou dormindo ronco e peido muito, embora eu também o faça acordado.
Claro, a coluna marginal seria de difícil publicação no jornal, porque o editor não saberia onde publicar. Qual sessão teria que cortar, a cultural ou a econômica? Não, melhor suprimir o caderno de literatura. Afinal, não serve pra nada mesmo...

3 comentários:

  1. Rsrsrs!!!! Tu, Ricardo, e teu espírito crítico e tua ironia refinada!
    Texto muito legal, rsrs!
    Eu e a Jana, nessa semana, falamos em ti. Por que só ela e eu não posso "filosofar" em mesa de bar?????
    Fica o convite!
    Bj, Ricardo!
    Tê!

    ResponderExcluir
  2. Ah, ah!!!! Que legal! Vamos marcar com a jana, ok?
    Vou publicasr uma coluna do Macaco Simão amanhã e dedico o post a ti... Me faz lemrar de "Bundas", rsrsr!!! Também, é sobre Carnaval!!!!
    Mete pilha na Jana que ela está só trabalhando! vamos rie um pouco!!!
    Fuui! Bj, Ricardo!
    Tê!

    ResponderExcluir