sábado, 28 de janeiro de 2012

Com título

No futuro todos terão 15 minutos de fama, um i-pad, um i-pod, um i-phone, muitos contatos e poucos amigos. Mera impressão ou ao mesmo tempo em que a internet facilitou o acesso às informações também tornou superficial a compreensão das coisas? Antigamente superficialidade era se despencar até o sebo para comprar livro com frases de pessoas notáveis. Hoje basta perguntar para o google. Todos sabem quem é Woody Allen, Groucho Marx, Karl Marx, Mae West, Campos de Carvalho, Oscar Wilde e W.C. Fields, e em algum lugar um sujeito com preguiça mental acessa o google para pesquisar a respeito do "Niti". Certo, mas o que se pode fazer com toda essa informação, exceto poder dizer "Já conhecia, já ouvi falar"? O mundo não ficou mais idiota, a quantidade de idiotas no mundo é que aumentou, ou eles se tornaram mais influentes.
De certa maneira sempre tentei discordar do Warhol, por implicância ou ignorância, sei lá... Mas a verdade é que de alguma maneira parece que agora consigo encontrar uma boa metáfora para o seu discurso ou então encontro um bom discurso em suas metáforas. 
Continuo me deliciando e não entendendo o Bukowski, mas entendo menos ainda os que se vangloriam dizendo conhecer seus livros e lamentam não tê-lo estudado no currículo escolar normal. De qualquer maneira, se o Bukowski entrasse para o currículo de literatura não seria marginal e a rodinha intelectual que se vangloria de conhecê-lo perderia sua razão de existir e tampouco eu estaria aqui dizendo essas coisas agora.
De fato continuaremos a ter palavras de jargão que entrarão na moda, para a felicidade dos que as usam, e o movimento histórico da involução, pelo menos intelectual, continuará acelerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário