quarta-feira, 7 de abril de 2010

Evoluindo

Há os que dizem que a evolução se dá ao acaso. Outros dizem que não, que a teoria de Darwin não era exatamente assim, mas leigamente fico pensando no que é e como isto foi acontecer. Como descemos das árvores, como saímos das cavernas para conquistar o espaço? Claro, pelo menos o espaço do mundo, que encurtou, já que quanto ao espaço sideral ainda tenho cá minhas dúvidas. Para Darwin uma das chaves para a evolução, se não a principal, é a necessidade de adaptação, mas o que realmente leva à necessidade de adaptção é o medo. Se eu pudesse eleger algo como chave para acionar o mecanismo da evolução escolheria o medo.
O medo nos acompanha desde sempre. O medo da fome nos fez descer das árvores. O medo do frio nos fez dominar o fogo. O medo do sobrenatural nos fez inventar as religiões. O medo da natureza nos fez inventar a ciência. O medo de viajar fez com que criássemos fazendas. Deixamos de ser nômades. Com medo das feras criamos a faca e a lança. O medo da invasão nos levou a criar a cerca. O medo da doença nos levou a criar a medicina, o medo das ideias nos levou a criar a guilhotina. O medo do tédio nos levou à invenção. O medo de perder o grande amor nos leva a viajar e a enfrentar o próprio medo. Talvez com medo da solidão tenhamos inventado o amor. E com medo de tudo inventamos uma explicação. O medo do esquecimento nos fez criar a arte e a literatura, que agem onde a memória falha, e às vezes são memórias melhores que a própria memória.
Não fosse o medo não teríamos os heróis, que avançaram aproveitando as oportunidades perdidas pelos covardes que recuaram.
Não se enganem, a verdadeira força motriz da humanidade é o medo.

2 comentários:

  1. Oi, Richardinho, meu querido!!!!
    É... mas o medo paralisa...! Por completo...!
    Não quero ser desmancha-prazeres! Então lá vai um sorriso: rsrsr!
    Bjoca! Tê!

    ResponderExcluir
  2. É, não tinha pensado nisso. Mas tal paralisia também pode levar a um outro efeito. Sei lá, algum tipo de contemplação encagaçada...

    ResponderExcluir